Geografia de Machu Picchu

Estação Machupicchu está localizada a 13º09’23” de latitude Sul e 72º32’34” de longitude Oeste, no Km 112 da ferrovia Cuzco-Quillabamba, ponto conhecido como “Estação Machupicchu” ou “Puente Ruinas” que fica a 2000 metros de altitude. A partir da estação, micro ônibus levam turistas através da estrada em ziguezague, de mais ou menos 5 km de extensão, denominada de Hiram Bingham, até a cidadela de Machupicchu a 2350 metros de altitude (Praça Principal).

 

Machupicchu, assim como quase todos os nomes Quéchuas de lugares da região, é uma palavra composta que provêm de machu = velho e picchu = cume ou montanha (em Quéchua essa palavra é masculino). Portanto, Machupicchu se traduz como “montanha velha”.O pico que se observa logo em frente e que aparece nas fotos clássicas da cidadela é chamado de Waynapicchu ou “montanha jovem”. Os nomes originais que os Incas davam aos locais se perderam no tempo. Machupicchu e Waynapicchu foram nomes dados por agricultores vivendo na região antes do aparecimento de Hiram Bingham e descritos por este posteriormente nas duas expedições que fez ao local.

 

O clima em Machupicchu apresenta as mesmas características que toda a região e pode ser definido basicamente em apenas duas estações: a estação das chuvas, que vai de setembro a abril e a estação seca de maio a agosto. Mas por encontrar-se no início da selva amazônica peruana é possível chover em qualquer época do ano. A temperatura média anual é de 13ºC. Nos dias mais quentes do verão a temperatura chega até 26ºC e entre maio e agosto, no inverno, pode cair para abaixo de 0ºC. A precipitação de chuvas anual é de mais de 1500mm e a umidade do ar pode chegar a 90% nos meses de chuva.

 

A cidadela de Machupicchu foi construída sobre uma grande estrutura de granito chamada de “Batolito de Vilcapampa” surgido no período Paleozóico com aproximadamente 250 milhões de anos. É uma rocha ígnea intrusiva (magma esfriado no interior da terra) e está composta principalmente de  feldspato (+ ou – 60%), quartzo (+ ou – 25%) e mica (+ ou – 10%).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: