TRUJILLO “cidadela de Chan Chan ”

 

 

Trujillo capital da Região A Liberdade, terra de clima agradável, alegres bailes, impresionantes vestigios arqueológicos, casonas virreinais e republicanas, igrejas de sobria arquitetura, comida deliciosa, além das pessoas amáveis e belas mulheres.

 

Nesta bela região do norte peruano nasceu em parte a cultura Mochica ou Moche. Os mochicas são famosos pela perfeição da sua cerámica escultórica, a qual alcanzou seu ponto máximo com a produção de huaco retratos e os mundialmente conhecidos huacos eróticos.

 

Tratou-se de uma civilização conformada por castas de sacerdotes e guerreiros que fundaram diversos estados que se alternaram no dominio dos vales de Pacasmaio, Chicama, Virú, Santa, Lambayeque, Huarmey e Moche, durante os séculos III e IX da era cristã. 

 

 Sua arqueología religiosa é fascinante e misteriosa, já que ainda ficam muitos lugares monumentais para ser estudiados. Entre os lugares arqueológicos mais destacados estão as huacas do Sol e a Lua, duas grandes construções de barro em forma piramidal e o complexo arquelógico O Bruxo, sem dúvida uns dos vestigios cerimoniais mais interessantes desta cultura na região da Liberdade.

 

Os senhoris de Chimu foram fundados no século XIII d.c. por um legendario rei chamado Tacainamo, quem alcançou seu máximo esplendor a mediados do século XV, sob o governo de Michancaman quem foi vencido pelos incas e levado prisionero ao Cusco.

 

CHAN CHAN 

 

 No plano monumental destaca-se a cidadela de Chanchan, capital desta cultura. Se diz que chegou a albergar cerca de 100 mil pessoas, sendo considerada a cidade de adobe mais grande do mundo. 

 

A técnica metalúrgica desta cultura foi tão extraordinaria que os incas levaram ao Cusco muitos ourivires chimus para ensinar o arte de labrar os metais a seus similis cusquenhos. 

 Confeccionaram joias de ouro e prata, os tumis ou facas de corte semicircular, os vasos cerimoniais, assím como orelheiras e mascaras, todos em fino ouro e com incrustacões de turquesas

  

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: