Artesania em Cusco

 

A arte popular cusqueño é o resultado do encontro de dois mundos, da fusão da ancestral cosmovisión andina com a visão européia do mundo dos séculos XIV e XV. Mas ao valor deste resultado sincrético soma-se-lhe a qualidade, a técnica, a notável destreza própria de seus artesãos, em qualquer de suas expressões: textilería, cerâmica e imaginería, bem como na platería e a cerería.

 

Não há lugar arqueológico, nem povo onde não se ofereçam formosas peças de artesanato. Quase em qualquer lugar central da cidade do Cusco podem-se encontrar lojas ou vendedores ambulantes que as oferecem, como nos portais da Praça de Armas, por exemplo.

 

Mas, também há oficinas de famosos artesãos reunidos tradicionalmente no bairro de San Blas. Ali produzem-se as famosas esculturas de santos, Vírgenes, arcángeles e Santiagos com pescoços alongados, confeccionadas com massa de farinha de trigo, arroz e yeso pela família Mendívil, consideradas verdadeiras peças de colecção.

Igualmente, destacam prenda-las de lana de alpaca, lume e ovelha, bem como os sombreros de fieltro. Também se pode encontrar formosos trabalhos de prata, com motivos incaicos e coloniales, cerâmica diversa, instrumentos musicais como quenas, zampoñas e charangos. Um também pode encontrar espelhos com marcos de yeso e pan de ouro, bem como pinturas com motivos regionais.

A oferta artesanal em Cusco é diversa, encontram-se tecidos, imagens, peças de cerâmica, jóias em prata com motivos andinos, talhas, entre outros objectos. Sem dúvida um dos bairros mais importantes por sua tradição artesanal é San Blas, ali se podem visitar as oficinas de mestres como os Mendívil, Edilberto Mérida, Antonio Olave e Gregorio Béjar. A riqueza e variedad de imagens abarca Reis Magos, Vírgenes, Meninos Manuelitos, Arcángeles, entre muitas outras peças.

Uma resposta to “Artesania em Cusco”

  1. Silvério Says:

    SOMOS UMA EMPRESA PORTUGUESA INTERESSADA EN IMPORTAR NACIMIENTOS(CHICOS) SOLICITAMOS FOTOS E PRECIOS

    UN SALUDO
    SILVÉRIO

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: