Arequipa _ A ponto de perder o titulo de património culturar por seu Deterioro

 

 

 

O Centro Histórico de Arequipa corre o risco de perder o título de Património Cultural da Humanidade outorgado pela UNESCO, segundo um relatório remetido por esta entidade internacional à municipalidad de Arequipa, informou o Prefeito Simón Balbuena.

 

O documento, facto público pelo Burgomaestre, adverte que a contaminação ambiental pelo parque automotor e a depredación da campiña, são as causas principais que põem em risco a distinción obtida no ano 2000.

 

Figuram também outros aspectos como a demolição de casonas do Centro Histórico, a falta de actualização do registo de monumentos e o pouco interesse de preservación dos proprietários de casonas.

 

Balbuena sustentou que o relatório refere, ademais, que não se fez seguimiento às recomendações vertidas pela UNESCO após que Arequipa fosse declarada Património Cultural da Humanidade.

 

Entre as recomendações vertidas pela entidade internacional, destaca a necessidade de declarar mais áreas peatonales dentro do Centro Histórico e motivar a interconexión deste com a campiña e os distritos. 

 

“O relatório fala mais sobre as debilidades da cidade que suas fortalezas”, manifestou Balbuena, depois de expressar sua preocupação por esta situação

Adiantou que remeterá o documento de UNESCO ao Governo Regional de Arequipa e ao Instituto Nacional de Cultura (INC) da cidade, para avaliar o tema e formular recomendações que serão submetidas à aprovação do concejo municipal

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: